Em clima de tranquilidade, e com efetiva participação, aconteceu na tarde desta quinta feira (21/3) a eleição dos membros da Comissão de Avaliação de Projetos – CAP, representantes da sociedade civil. Sob a coordenação do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC), a votação ocorreu na Casa Amarela do Centro Cultural e contou com representantes de várias regiões da cidade.
“A eleição está descrita na Lei 4647/2013 e tem por objetivo dar transparência e legitimidade aos processos de análise e julgamento do projetos inscritos no Fundo Municipal de Incentivo à Cultura – FMIC”, explica o secretário do CMPC, João Flores, que presidiu a sessão de votação. “Além da transparência, esta integração entre poder público e sociedade civil representa a democratização e a lisura nos processos que premiarão os artistas de Contagem”, conclui.
Foram eleitos três membros titulares e um suplente que, após o encerramento do prazo de inscrições do FMIC, serão responsáveis pela conferência dos projetos em cumprimento das exigências do edital, análise e julgamento das propostas que serão contempladas. A CAP é composta por membros indicados pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude, e representantes eleitos pela sociedade civil.
Em 2019, o FMIC vai contemplar 64 projetos culturais, igualmente distribuídos pelas oito regionais de Contagem. O valor final, somados todos os vencedores, é de R$ 720 mil. O edital do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Contagem está disponível no site da prefeitura, e as inscrições vão até 15 de abril.
Membros eleitos para a CAP 2019:
Amanda Spencer da Rocha Silva – 29 votos (titular) Hiran Garibaldi de Almeida Junior – 29 votos (titular) Ketrily de Andrade Silva – 30 votos (titular) Nádia Oliveira Samarino – 7 votos (suplente)